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Projeto de pesquisa: Cátedra de Vagões


Objetivo: Aumento da disponibilidade de material rodante, o aumento da segurança do transporte, o aumento da carga transportada, a geração de conhecimento e inovação sobre os temas pesquisados, a formação de pessoal técnico qualificado e o desenvolvimento de uma rede de pesquisas sobre vagões com competência para apoiar a VALE na solução de problemas que possam surgir na operação ferroviária.

Desenvolvimento: A cátedra é responsável pela coordenação  de outros cinco projetos: Parâmetros de Vagão instrumentado, Estudo e Modelagem de Carros de Passageiros, Dinâmica de Vagões de  Carga, Drenos da Vagões de Carga, Estudo de Rodas Microligadas.
 

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Desenvolvimento de modelos computacionais para simulação dinâmica de carros de passageiros da EFVM e EFC - Escopo UNICAMP 

Objetivo: Desenvolver modelos matemáticos para os carros de passageiros da EFVM e da EFC.

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Resultados: 

I- Levantamento das propriedades de inércia e mecânicas dos carros;

II -  Criação dos modelos de simulação em Vampire e em Simpack;

III -Análises paramétricas das suspensões mostraram a secundária como mais relevante para inscrição em curva;

IIII- Estudos detalhados da mola polimérica da suspensão secundária em elementos finitos para aprimoramento da suspensão.

IV-Propostas para alterações nos truques visando ao aprimoramento do comportamento em curva e reduação de desgaste (EM ANDAMENTO).

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 Avaliação de tensões por ultrassom

Objetivo: Modelar em elementos finitos, a propagação de ondas longitudinais criticamente refratadas e acustoelasticidade em materiais compósitos.

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Resultados: 

 I- O modelo desenvolvido para velocidade de ondas longitudinais criticamente refratadas possui alta aderência com os resultados experimentais, obtendo-se um erro menor que 0.5%. na direção da fibra.

II -  A constante Acustoelástica depende das constantes elásticas de terceira ordem  que experimentalmente são obtidas com grandes incertezas de medições, na ordem de 30%. Foi proposto um método, onde o erro das constantes elásticas de terceira ordem são estimadas com um erro menor que 1% em ligas de alumínio. 

III - O Modelo desenvolvido apresenta um erro com os resultados experimentais da constante acustoaelástica menor que 2.6%.

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Desenvolvimento de Modelos para Simulação de Composições Ferroviárias

Objetivo: Desenvolvimento de Modelo longitudinal para Simulação de Composições Ferroviárias: condução, sistema de freios e aparelho de choque e tração.

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Resultados: 

 I- Desenvolvimento de Modelo do comportamento do escoamento de ar comprimido dentro de um sistema de freio ferroviário pneumático.

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II - Desenvolvimento de modelo de aparelhos de choque e tração.

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III - Modelo de dinâmica longitudinal completo buscando a proposição de melhorias na condução.

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Desenvolvimento e Análise do Efeito da Frenagem com modelos dinâmicos em Vampire

Objetivo:  O objetivo do projeto é estudar as possíveis causas de desgaste desigual de friso de rodas em vagões de carga incluindo o efeito da frenagem nos modelos de dinâmica multicorpos.

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Resultados: 

 I- o procedimento de frenagem desigual pode causar um aumento de desgaste de friso especialmente em curvas;

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II - O desalinhamento de rodeiros, principalmente de ataque, aumenta o desgaste desigual de friso de roda;

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III - O desgaste do prato-pião e das molas a suspensão secundária possuem um efeito menor no desgaste de roda;

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IV -O parâmetro que mais influencia na dinâmica em curva do vagão é a suspensão primária, caracterizada pelo PAD. 

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captação de energia de sensores

Objetivo:  Desenvolvimento de sensores com autonomia quanto à energia, através da coleta de energia disponível no ambiente, para monitoramento de sistemas

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Resultados: 

 I- Desenvolvimento de estrutura inovadora de coleta através da vibração para ambiente de baixa frequência.

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II - Exploração dos potenciais de uso de coletores vibracionais piezelétricos no ambiente ferroviário.

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III - Modelo analítico de predição, e otimização de coletor de energia piezelétrico em espiral

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Aprofundamento na Avaliação dos Parâmetros Medidos com o Vagão Instrumentado

Objetivo: O projeto tem como objetivo desenvolver estratégias para aprimorar a avaliação e o entendimento dos parâmetros dinâmicos medidos por um vagão instrumentado, visando aumentar a segurança operacional do transporte ferroviário. Este projeto é realizado em parceria com o Laboratório de Tribologia e Dinâmica Ferroviária (LabTDF) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

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Resultados: 

 I- Foi possível, por meio de simulação, relacionar as variáveis medidas pelo vagão instrumentado com o indicador L/V, que avalia a probabilidade de descarrilamento do vagão, com um alto coeficiente R² de 0,97

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II - Por meio de simulação, conseguimos calcular as irregularidades verticais geométricas com alta precisão (R² de 0,99) utilizando os dados do vagão instrumentado.

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III - Desenvolvemos um arranjo otimizado de sensores para obter o indicador L/V em um vagão instrumentado real, dispensando a necessidade do rodeiro instrumentado.

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IV - Utilizando os dados medidos pelo vagão instrumentado real, estabelecemos novos critérios de manutenção a serem aplicados na rotina operacional.

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LaFer - Laboratório Ferroviário - DSI - FEM - UNICAMP

Atualizado em Agosto/2023

Desenvolvido por: Maurício Wittig/Camilly Cruz

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